Botafogo encara o Cruzeiro no Nilton Santos para encerrar longo jejum de vitórias
- 01/08/2025
Botafogo encara o Cruzeiro no Nilton Santos pelo Brasileirão
O Botafogo volta a campo neste domingo (3), às 16h, no estádio Nilton Santos, diante do Cruzeiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marca a possível estreia de Danilo, reforço contratado junto ao Nottingham Forest.
Além da expectativa sobre o novo volante, o confronto carrega um incômodo tabu. Isso porque o Glorioso não vence o Cruzeiro há quase uma década, acumulando empates e derrotas contra o rival mineiro.
Assim, a última vitória do Alvinegro sobre a Raposa foi em 2016, no Mineirão, por 2 a 0, com gols de Canales e Camilo. Desde então, foram 13 partidas sem triunfos: oito empates e cinco vitórias celestes.
Retrospecto negativo em casa desafia o Glorioso
Dentro de casa, o histórico é ainda mais desfavorável ao Botafogo. Atuando como mandante, o clube carioca não vence o Cruzeiro há 13 anos, somando quatro derrotas e cinco empates no período.
Um dos jogos mais marcantes desse jejum foi a goleada sofrida por 5 a 2 nas oitavas da Copa do Brasil, no próprio Nilton Santos. O revés contribuiu diretamente para a eliminação por 6 a 2 no agregado.
Diante disso, o objetivo da equipe comandada por Davide Ancelotti é claro: encerrar o longo jejum com uma atuação segura e, se possível, convincente diante da torcida.
Danilo estreia, e time vai com força máxima
O técnico italiano confirmou que Danilo será relacionado pela primeira vez, mas deve começar no banco. No meio-campo, a tendência é que Marlon Freitas e Newton sejam mantidos como titulares.
Com força máxima à disposição, Ancelotti pode promover rotações pontuais para preservar atletas. Ainda sem ser poupado, Arthur Cabral é um dos que pode começar no banco. O Botafogo é o 6º colocado, com 26 pontos e um jogo a menos.