Coutinho fica livre e Vasco acelera tratativas por contrato definitivo
- 30/06/2025
Vasco pressiona por acordo e Coutinho quer seguir
O futuro de Philippe Coutinho com a camisa do Vasco ganhou novos capítulos nesta segunda-feira (30). Com o término do contrato de empréstimo junto ao Aston Villa, o meia-atacante agora está livre e tem sua permanência como prioridade máxima da diretoria cruz-maltina. Diante disso, as conversas com os ingleses ganharam força nas últimas horas.
O desejo de Coutinho em continuar em São Januário é claro, mas o entrave está na liberação por parte do clube inglês. O Aston Villa, que fez alto investimento na contratação do atleta, reluta em aceitar uma rescisão sem compensação financeira. Enquanto isso, o Vasco trabalha com cautela e intensidade para encontrar um modelo viável de permanência, seja em definitivo ou com novo empréstimo.
Pré-contrato vira arma estratégica do Vasco
A partir de janeiro de 2026, o jogador poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe sem custos. Essa janela, contudo, pode ser adiantada caso as negociações atuais avancem. Tanto o Vasco quanto o estafe de Coutinho tentam convencer os ingleses a liberar o atleta já nesta janela de julho, usando como argumento a possibilidade de saída gratuita no próximo ano e meio.
Mesmo assim, o clube carioca não descarta recorrer a um novo empréstimo até o fim de 2025. Nesse caso, porém, teria que pagar uma compensação ao Aston Villa, algo que é visto como última alternativa, mas continua sobre a mesa de negociações.
Reforço precisa estar regularizado até o dia 2
Com a abertura da janela de transferências marcada para esta terça-feira (2), o Vasco corre contra o tempo para inscrever Coutinho no BID e contar com ele nos compromissos que se aproximam. Principalmente na sequência do Brasileirão Betano.

O camisa 11 é considerado peça-chave na sequência da temporada, especialmente diante da maratona de jogos que se inicia em julho. Com as tratativas em estágio decisivo, o torcedor vascaíno vive a expectativa de ver o ídolo confirmado como reforço por mais tempo, agora, em definitivo.
Na Série A do Campeonato Brasileiro, o próximo desafio é o clássico contra o Botafogo, agendado para o dia 12. Em seguida, o time embarca para o Equador, onde encara o Independiente Del Valle nos playoffs da Copa Sul-Americana, no dia 15. A presença de Coutinho nestes duelos é tratada como prioridade no planejamento técnico do clube.
FONTE: https://br.bolavip.com/vasco/coutinho-fica-livre-e-vasco-acelera-tratativas-por-contrato-definitivo