Diogo Jota e André Silva morrem em acidente na Espanha
- 03/07/2025
O futebol europeu amanheceu em choque nesta quinta-feira (3) com a trágica notícia da morte dos irmãos Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, e André Silva, jogador do Penafiel. Ambos faleceram na madrugada após um acidente de carro na região de Zamora, no norte da Espanha.
Aos 28 anos, Diogo Jota era uma das referências do futebol português atual. Já André, de 25 anos, vivia boa fase na segunda divisão nacional, onde defendia o Penafiel. A tragédia interrompeu precocemente a vida de dois atletas que compartilhavam não só laços de sangue, mas também a mesma paixão pelo esporte.
O acidente
De acordo com a Polícia Rodoviária da Espanha, os dois estavam viajando pela rodovia A-52, próximo a Sanabria, quando um dos pneus do veículo estourou. O carro perdeu o controle, saiu da pista e pegou fogo logo em seguida. Ambos morreram no local.
Diogo havia viajado por conta de uma cirurgia e estava afastado das atividades no Liverpool. Ele se casou há apenas 11 dias e deixa três filhos. André o acompanhava na viagem. A dupla cresceu unida nos arredores do Porto e seguiu trajetórias paralelas no futebol, ainda que em níveis distintos.
Diogo Jota: ídolo no Liverpool e peça-chave em Portugal
Com passagens por Paços de Ferreira, Porto e Wolverhampton, Diogo Jota chegou ao Liverpool em 2020 e rapidamente se tornou um nome importante no elenco. No clube inglês, foi campeão da Premier League, venceu duas Copas da Liga e uma Copa da Inglaterra. Na última temporada, participou do título inglês de 2024/25.
Pela seleção portuguesa, Diogo acumulou 49 jogos e 14 gols, e esteve presente nas conquistas da Liga das Nações de 2018/19 e 2023/24.

André Silva: base forte e trajetória sólida em Portugal
Menos conhecido internacionalmente, André Filipe Teixeira da Silva construía uma carreira firme no futebol português. Nascido em Gondomar, passou pelas categorias de base de Porto, Boavista, Famalicão e Gondomar, até se firmar como profissional no Penafiel.
Na última temporada, André disputou 32 partidas, marcou dois gols e deu duas assistências, sendo peça importante do elenco. Tinha contrato até 2026 e se preparava para o terceiro ano seguido no clube.
Comoção e homenagens de clubes
O Liverpool FC divulgou nota oficial demonstrando “devastação” com a perda e pediu respeito à privacidade da família. O Penafiel, por sua vez, anunciou luto oficial e prometeu homenagens nas próximas partidas.
“A perda de duas vidas tão jovens e ligadas ao mundo do futebol enche-nos de dor e consternação”, escreveu o clube em comunicado.
O Porto, que formou ambos os irmãos em diferentes momentos, também prestou condolências, assim como outras equipes e companheiros de profissão.
FONTE: https://br.bolavip.com/futebol/diogo-jota-e-andre-silva-morrem-em-acidente-na-espanha