Duelo entre Fluminense e Grêmio opõe estilos diferentes, escancara momento irregular e números preocupantes para ambos
- 01/08/2025
Estratégias diferentes, mas problemas parecidos em Fluminense X Grêmio
O Brasileirão Betano está a duas rodadas de fechar o primeiro turno e já começa esboçar qual será a verdadeira luta de cada uma de suas equipes. Neste contexto, a rodada de sábado (2) coloca Fluminense X Grêmio frente a frente, somam exatamente os mesmos 20 pontos.
O duelo, válido pela 18ª rodada, a penúltima da ‘primeira pernada’, acontece no Maracanã. Para o Tricolor Carioca, comandado por Renato Gaúcho, a vitória é crucial para espantar a sequência negativa no Campeonato, pois após o Mundial de Clubes, o Flu perdeu as quatro partidas que disputou.
Já o Tricolor Gaúcho, está em ascensão, mas, Mano Menezes ainda trabalha para conferir competitividade, no entanto, o treinador afirmou em recente entrevista que já vê evolução.
Vale destacar, que, embora Grêmio e Fluminense tenha os mesmos pontos, a equipe do Rio de Janeiro está na 12ª colocação e os gaúchos figuram na 14ª e estão mais próximos da briga para escapar do Z-4.
Números preocupantes na tabela do Brasileirão Betano
Ambas as equipes oscilam bastante no Brasileirão Betano. O Grêmio, conta com 5 vitórias e seis derrotas, já o Fluminense, tem 6 vitórias e 7 derrotas, mas leva vantagem no saldo de gols, pois marcou 17 e sofreu 20, ficando com -3 de saldo. O Tricolor dos Pampas, por sua vez, marcou 16 gols e foi vazado 22 vezes, ou seja, o saldo é de -6 tentos.

Na análise tática, as equipes têm perfis distintos. Enquanto o time de Renato Gaúcho prioriza a posse e pressões altas, os gremistas focam em transições ofensivas e bolas paradas. Em uma rápida avaliação, o Fluminense usa um modelo mais equilibrado, o Grêmio aposta na objetividade ofensiva e disciplina defensiva.
Desafio para Tricolores Gaúcho e Carioca é não sofrer gol
Importante ressaltar que o Fluminense está sem vencer no Brasileirão há 4 jogos, mas venceu o Inter no meio de semana na Copa Betano do Brasil. O Grêmio, venceu o Fortaleza. Contudo, a falta de segurança defensiva continua sendo um ponto dos dois lados – o Fluminense sofreu gol nas últimas sete partidas, enquanto o Grêmio em seis. Ambas as equipes ficaram apenas três rodadas com a meta zerada na competição.