Jürgen Klopp critica Mundial de Clubes e expõe loucura envolvendo a competição: “Pior ideia já implementada”
- 28/06/2025
Klopp critica Mundial de Clubes e detona FIFA
Neste sábado (28), Palmeiras e Botafogo darão início a fase mata-mata do novo Mundial de Clubes da FIFA. Em duelo marcado para a cidade da Filadélfia, a expectativa é altíssima em várias partes do mundo.
Como os clubes brasileiros surpreenderam muita gente e conseguiram a classificação, o torneio vem tendo grande adesão por parte dos sul-americanos, mas nem todo o mundo enxerga assim.
Em entrevista concedida ao jornal alemão Die Welt, Jurgen Klopp, ex-treinador do Liverpool (ING) e que atualmente é o diretor global de futebol da Red Bull, criticou muito o torneio e o calendário:
“A pior ideia já implementada no futebol. Entendo quem diga que o dinheiro (recebido) para participar é uma loucura. Mas isso não acontece com todos os clubes. No ano passado, houve a Copa América e a Eurocopa. Este ano, temos a Copa do Mundo de Clubes e, no ano que vem, temos a Copa do Mundo. Isso significa que não há recuperação real para os jogadores envolvidos, seja física ou mental”, disse o treinador.
Mais sobre a intensidade envolvendo os clubes participantes
Além da competição estar sendo realizada no período em que normalmente os jogadores estão de férias, vale frisar que os europeus estão atuando após o final da temporada, o que claramente vem afetando as partidas.

Isto é, não à toa, pode-se notar uma clara queda na intensidade dos clubes europeus na segunda metade dos jogos. Isso ficou bastante claro no jogo entre Flamengo x Chelsea-ING, por exemplo.
Brasil pode ter três times nas quartas de final
Por último, falando um pouco mais sobre os clubes brasileiros, vale mencionar que, como Palmeiras e Botafogo se enfrentam, apenas três podem chegar entre os oito melhores. O Flamengo encara o Bayern-ING, enquanto o Fluminense medirá forças com a Internazionale-ITA.