Magno Martins lança livro em Caruaru com biografias de 22 ex-governadores de Pernambuco
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Obra "Os Leões do Norte", de Magno Martins
Divulgação
O jornalista Magno Martins lança, nesta quinta-feira (4), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o livro Os Leões do Norte, que reúne minibiografias de 22 ex-governadores que comandaram o estado entre 1930 e 2022. O evento ocorre às 19h, na Câmara de Vereadores.
A obra traz relatos que percorrem quase um século de história política, passando por figuras como Barbosa Lima Sobrinho, Miguel Arraes, Marco Maciel, Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos e Paulo Câmara. Raquel Lyra, atual governadora, não foi incluída por estar no exercício do mandato.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru no WhatsApp
O livro também percorre por fatos que envolvem a história brasileira, como o golpe militar de 1964, que depôs Miguel Arraes e o levou a 14 anos de exílio na Argélia, e a trajetória de Agamenon Magalhães, que abriu mão do governo estadual para assumir o Ministério da Justiça no governo de Getúlio Vargas.
Entre os registros, estão iniciativas como a criação do Hospital da Restauração, por Paulo Guerra, e da Companhia Pernambucana de Borracha Sintética (Coperbo), por Cid Sampaio.
“Todos os retratados nesta obra se cercaram de mentes brilhantes, mas também cometeram erros, o que é natural”, afirma Magno Martins nas páginas iniciais da obra.
Este é o 14º livro assinado pelo jornalista. A obra tem prefácio do advogado Maurício Rands e depoimentos de nomes como Fernando Rodrigues e Marcelo Tognozzi, do Poder360, Júlio Mosquéra, da TV Globo, e do cientista político Antônio Lavareda. O projeto gráfico é de Samuca Andrade, responsável também pelas caricaturas dos governadores, com ilustrações de Greg.
Magno explicou que a motivação principal foi preservar a memória política pernambucana e aproximá-la das novas gerações.
“Estamos diante de uma geração muito alienada. Muitas pessoas não sabem quem foi Miguel Arraes, Barbosa Lima ou Joaquim Francisco. Pernambuco teve uma grande era de empreendedorismo econômico e governadores que marcaram a história”, disse.
O autor contou que as pesquisas para o livro duraram dois anos, em arquivos públicos, livros, registros da imprensa, artigos na internet e entrevistas. Entre os relatos que mais gostou de revisitar, ele cita Miguel Arraes e Marco Maciel.
“Arraes teve uma trajetória incomparável, marcada por perseguições e retorno triunfal em 1986. Marco Maciel, por sua vez, foi um grande governador e levou telefonia para todo o estado em uma época em que não havia meios de comunicação rápidos”, relembrou.
Segundo o autor, o título Os Leões do Norte remete à expressão que consagrou Pernambuco durante a era de ouro da produção sucroalcooleira, quando o estado ganhou protagonismo econômico e político no Nordeste.