Papa Leão XIV é presenteado com obra de barro do Alto do Moura
10/09/2025
(Foto: Reprodução) Papa Leão XIV é presentado com peça de arte de barro do Alto do Moura
Reprodução
O Papa Leão XIV foi presentado com uma obra de arte de barro do Alto do Moura. O gesto que une fé, cultura e tradição foi realizado pelo Cônego Luiz Antonio da Silva Filho, padre natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e filho do Mestre Luiz Antonio do Alto do Moura. A obra de arte em questão foi uma peça de barro chamada de “O Lava Pés”.
A peça tem como significado a devoção e o talento dos artesãos do Agreste de Pernambuco. O Cônego aproveitou a ocasião para pedir uma bênção especial do Papa Leão XIV para todos os artesãos do Alto do Moura, reconhecendo o valor e a importância da arte popular de sua terra natal.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o Cônego desejou que a peça representasse toda a história de Caruaru.
"Estou muito feliz de estar aqui no Vaticano e trazer essa obra de arte, que O Lava Pés. Fruto de minhas mãos que fiz com muito amor, fiz rezando, para presentear o Santo Padre", disse o Cônego.
"O Lava Pés", peça de barro entregue ao Papa Leão XIV
Reprodução
Berço da arte do barro
O Alto do Moura fica localizado há 7 quilômetros do centro da cidade. O bairro é berço dos artesãos do município, entre os quais se destaca a figura do Mestre Vitalino, cuja arte se perpetua por meio das novas gerações da família.
De acordo com o portal Artes do Moura, o Alto do Moura ganhou mais destaque na década de 1940, com a produção artesanal.
O bairro se transformou em atrativo turístico internacional, o que também aumentou a venda de peças de argila, que são exportadas para países da América do Sul, Estados Unidos e Europa.
Papa Leão XIV recebe obra de arte do Alto do Moura