Renato Gaúcho prepara escalação surpresa para Fluminense x Al-Hilal no Mundial de Clubes
- 03/07/2025
Fluminense x Al-Hilal no Mundial de Clubes
O Fluminense busca uma vaga na semifinal do Mundial de Clubes da FIFA em duelo contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita. O confronto entre as equipes acontece nesta sexta-feira (4), às 16h, no Camping World Stadium, em Orlando, na Flórida.
Se conseguir a classificação, o Tricolor carioca pode enfrentar um brasileiro na próxima fase: o Palmeiras. O time paulista terá pela frente o poderoso Chelsea. A partida também acontece nesta próxima sexta-feira (4), às 22h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
Renato prepara mudanças na escalação
Renato Gaúcho estuda ajustes importantes no sistema tático do Fluminense para o duelo das quartas de final do Mundial de Clubes, contra o Al-Hilal. O treinador avalia cenários e possibilidades para alterar o modelo de jogo adotado contra a Inter, priorizando o equilíbrio entre solidez defensiva e dinamismo no ataque.

Na vitória sobre a Inter de Milão, o técnico apostou em uma linha de cinco defensores, com Thiago Silva como líder da retaguarda. Agora, a tendência é de mudança: Renato analisa novas formações e variações para encarar um adversário de características distintas, que exige respostas estratégicas diferentes. O último treino antes da decisão será decisivo para definir o rumo da equipe.
“Tínhamos de errar o menos possível. Nas oportunidades que tivemos, fizemos os dois gols, que nos deram a classificação. Apesar do pouco tempo, (os jogadores) acreditaram no novo esquema. Conversei muito com eles, coloquei na cabeça deles que dava (para vencer)“, disse o treinador em entrevista após o jogo.
Soteldo será titular no Fluminense?
Recuperado de uma lesão na coxa esquerda, Soteldo pode surgir como novidade no time titular do Fluminense para o confronto diante do Al-Hilal. O venezuelano foi relacionado no último jogo, mas permaneceu no banco. Agora, com melhores condições físicas, é observado de perto pela comissão técnica e pode ganhar espaço na formação inicial.
A única ausência confirmada é a do lateral-esquerdo Renê, suspenso pelo acúmulo de cartões. Outros nomes importantes, como Nonato, Martinelli, Arias, Keno e até o técnico Renato Gaúcho, estão pendurados. A boa notícia é que, após as quartas, os cartões serão zerados, evitando que punições por acúmulo de amarelos impeçam jogadores de disputar uma eventual semifinal ou final.