Alex destaca estrutura de Cotia ao relembrar passagem pelo sub-20 do São Paulo
- 29/04/2025
São Paulo empatou com o Ceará pelo Brasileirão Betano
O São Paulo empatou com o Ceará, pelo placar de 1 a 1, no último sábado (26), pela sexta rodada do Brasileirão Betano. A partida, disputada na Arena Castelão, em Fortaleza, manteve o Tricolor invicto no campeonato nacional, mesmo tendo cinco empates em seis partidas (o único triunfo foi no clássico contra o Santos).
O Tricolor, do técnico Luis Zubeldía, volta a campo nesta terça-feira (29), às 21h30, quando receberá o Náutico, no Estádio MorumBIS, pelo primeiro jogo da terceira fase da Copa Betano do Brasil. Campeão em 2023, o clube busca recuperar a taça perdida na temporada passada.
Enquanto Zubeldía segue sua carreira no Tricolor, que é abastecido com diversos talentos da base, o ex-jogador e atual treinador Alex, que comandou o time sub-20 do São Paulo nas temporadas de 2021 e 2022, reconheceu a estrutura de Cotia, considerada uma das melhores no desenvolvimento de jogadores de base no país.
Alex diz que muitos jovens enfrentam condições inferiores ao sair do Tricolor
O antigo camisa 10 ficou impressionado com o alto padrão oferecido pelo centro de treinamento, responsável por revelar diversos talentos para o futebol brasileiro. “Estou envolvido com o futebol desde os dez anos, viajando e conhecendo muitos lugares, mas vi poucos como Cotia“, disse Alex, revelando uma brincadeira com a base tricolor.
“Eu até brincava que era perigoso, porque quando o jovem chega ao fim do ciclo da base, caso não jogue no São Paulo, pode enfrentar uma realidade completamente diferente daquela que teve até então”, disse o técnico Alex.

A excelente estrutura de Cotia, segundo Alex, também traz preocupações em relação ao futuro dos jovens. Muitos atletas que não são aproveitados no elenco profissional acabam enfrentando condições bem inferiores às que estavam acostumados no clube paulista.
Beraldo, zagueiro do Paris Saint-Germain, trabalhou com Alex no Sub-20
“Alguns garotos que treinei hoje estão em times da Série C ou até mesmo sem disputar competições nacionais, e provavelmente sofreram nesse processo de transição. Muitas vezes eu comentava que o que eles tinham em Cotia era até melhor do que era oferecido na Barra Funda, tamanha a qualidade do centro de treinamento“, explicou Alex.
Apesar de não ter conquistado títulos no comando do sub-20, Alex realizou um bom trabalho, ajudando na formação de talentos como Beraldo, Pablo Maia, Moreira e Patryck. Durante seu período à frente do time, ele foi vice-campeão brasileiro da categoria em 2021 e semifinalista da Copinha em 2022.
FONTE: https://br.bolavip.com/sao-paulo/alex-exalta-estrutura-do-ct-de-cotia-ao-falar-do-sao-paulo