Cruzeiro corre contra o tempo para ter reforços no mata-mata do Brasileirão Feminino
- 06/06/2025
Cruzeiro quer retornos importantes
O Cruzeiro traçou uma meta ambiciosa para a reta final do Campeonato Brasileiro Feminino A1: ter elenco completo e sem baixas médicas para o início das quartas de final, previstas para meados de agosto. Em entrevista ao portal No Ataque, a diretora de futebol feminino do clube, Bárbara Fonseca, revelou que o objetivo da comissão é esvaziar o departamento médico nas próximas semanas.
Entre os principais nomes em processo de recuperação estão a zagueira Vitória Calhau e as atacantes Byanca Brasil e Vanessinha — três peças importantes no elenco celeste. Calhau sofreu uma ruptura no ligamento colateral medial do joelho esquerdo em abril e vem sendo tratada de forma conservadora.
O mesmo tipo de abordagem foi adotado para Byanca, que lesionou os ligamentos do tornozelo esquerdo durante a vitória por 2 a 1 sobre a Ferroviária, pela 13ª rodada da competição.
Já Vanessinha está afastada dos gramados desde janeiro, quando sofreu um trauma no tornozelo direito durante um treinamento e precisou passar por cirurgia. A expectativa da comissão técnica é contar com todas as três jogadoras plenamente recuperadas para reforçar o time na fase decisiva do campeonato.
Lesão de Byanca Brasil
O primeiro tempo do duelo entre Cruzeiro e Ferroviária, no estádio Castor Cifuentes, foi marcado por uma cena dolorosa para a torcida celeste: Byanca Brasil deixou o campo chorando após uma dividida com a lateral-esquerda Fátima Dutra. Mais do que uma simples substituição, o lance reacendeu um trauma recente na camisa 10 da Raposa.

Em 2024, a atacante também ficou fora da fase decisiva do Campeonato Brasileiro Feminino A1. Na ocasião, uma lesão na panturrilha a tirou dos confrontos das quartas de final contra o Palmeiras. Sem sua principal referência ofensiva, o Cruzeiro acabou eliminado: derrota por 2 a 1 na ida e empate por 2 a 2 na volta, resultado que garantiu a classificação da equipe paulista à semifinal.
Bárbara Fonseca detalha processo de Byanca Brasil
Byanca Brasil não respondeu bem ao tratamento inicial e teve sua recuperação reavaliada. Com a nova abordagem, a evolução tem sido positiva e anima o Cruzeiro. Segundo a Bárbara Fonseca: “Ela tem um trauma, uma lesão aguda no ligamento. Iniciamos uma primeira tentativa de tratamento que não respondeu muito bem. Ela está no segundo momento de um tratamento conservador, e a gente vai avançar por alguns dias. Teve uma melhora significativa na neutralização da dor. Ela já não sente tanta dor como antes, o que pode significar uma cicatrização avançada.”
“A gente precisa de mais alguns dias nesse tratamento para voltar a repetir o exame e ver como está a condição dela”, explicou. De acordo com Bárbara Fonseca, o momento do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro dá tranquilidade para o departamento médico “trabalhar Byanca sem pressa e entregá-la nas fases finais na melhor condição”, completou a diretora.