Era de Marcelo Sant’Ana no Vasco teve 16 contratações e pouco resultado
- 12/05/2025
Passagem desastrosa no Vasco
Chegou ao fim a passagem de Marcelo Sant’Ana como diretor executivo de futebol do Vasco. Contratado para ajudar o presidente Pedrinho no departamento de futebol, ele deixa o clube após quase um ano e meio de trabalho, com um legado bem abaixo das expectativas da torcida e da diretoria cruzmaltina.
Durante sua gestão, o Vasco fez 16 contratações, mas nenhuma delas deu retorno técnico ou financeiro significativo. O time acumulou eliminações vexatórias, como no Campeonato Carioca, vexames na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2025 e partidas desastrosas no Brasileirão Betano, como a recente derrota para o Vitória.
Veja alguns dos nomes trazidos por Marcelo Sant’Ana
Marcelo Sant’Ana chegou em 2024 para substituir Pedro Martins, que havia durado apenas um mês no cargo. Antes, ele comandava o futebol do América de Natal, da Série D. Com uma passagem marcada por decisões contestadas, o dirigente apostou em nomes como Benjamin Garré, Loide Augusto, Maurício Lemos, Nuno Moreira entre outros.
Mesmo com investimentos altos em 2025, o desempenho continuou ruim. A torcida perdeu a paciência, e o clube viu a necessidade urgente de reformular sua estrutura de futebol, buscando um profissional com perfil mais agressivo no mercado e mais cobrança no dia a dia.

Com Marcelo Sant’Ana, o Vasco teve dois técnicos efetivos: Álvaro Pacheco e Fábio Carille. Também passaram pelo clube os interinos Rafael Paiva e Felipe Maestro. Curiosamente, Sant’Ana não participou da negociação com Fernando Diniz, novo técnico da equipe.
A diretoria vascaína chegou a ter interesse em Rodrigo Caetano, mas o coordenador da CBF afirmou que não foi procurado. Por enquanto, Carlos Amodeo acumula a função de diretor de futebol.
Virada de chave com Diniz
Agora, com Fernando Diniz no comando, o Vasco da Gama tenta dar uma virada na temporada. O primeiro desafio será nesta terça-feira (13), contra o Lanús, na Argentina, pela Copa Sul-Americana.
FONTE: https://br.bolavip.com/vasco/era-de-marcelo-santana-no-vasco-teve-16-contratacoes-e-pouco-resultado