Filipe Luís pede e Flamengo faz contratação de profissional aprovado por José Boto para análise de desempenho
- 15/04/2025
Técnico Filipe Luis contrata profissional
A pedido de Filipe Luís, o Flamengo contratou mais um analista de desempenho. O treinador está ajudando também na reestruturação da comissão técnica e dos principais funcionários que podem ajudar o seu time a ter o melhor desempenho dentro de campo.
Trata-se de Higor Santos, profissional que José Boto conhece desde os tempos de Shaktar Donetsk e escolhido a dedo por Filipe Luís. Agora, o Fla possui seis analistas de desempenho. A informação foi divulgada pelo jornalista Venê Casagrande.
Os seis são divididos da seguinte forma:
Dois com análise de adversárioDois com análise própria de jogo e treinoDois com análise internacional de equipes e treinadores que jogam um jogo parecido com o do Fla.Como vai funcionar?
Os seis ficam revezando nessas tarefas e não há mais Gerente de Análise. Os profissionais respondem diretamente a Filipe Luís e José Boto. A ideia seria deixar o departamento cada vez mais profissional e com uma ótima estrutura para ajudar o Mengão.

Além dos seis analistas de desempenho, o Flamengo possui uma equipe de “scouting” com seis profissionais só para observação de jogadores que respondem ao Andrii Fedchenkov, Gerente de Scouting. Tudo já está oficializado.
Também tem uma equipe no Flamengo com análise de dados que trabalha em sintonia com os analistas de desempenho e scouting, com quatro analistas de dados no comando do Téo Benjamim. O profissional já inicia as atividades da equipe.
Filipe Luís ‘empresta’ 3 jogadores para time sub-20 do Flamengo
O técnico português Nuno Campos estreia no time sub-20 do Flamengo nesta quarta-feira (16), contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão da categoria. O treinador terá três ‘reforços’ do time principal: o zagueiro João Victor, o meia Joshua e o atacante Wallace Yan. A partida acontece às 15h (horário de Brasília), na Toca da Raposa I.