Filipe Luís tem critério divergente no Flamengo com Léo Pereira e Léo Ortiz e o culpado seria Danilo
- 12/04/2025
Podem estourar?
Desde o início da temporada, Filipe Luís tem adotado uma forma de preservar os atletas do Flamengo com um rodízio. A comissão técnica reforça a importância de manter os jogadores saudáveis a todo o tempo durante o ano, com muitas competições.
Ele mantém a estratégia de realizar mudanças pontuais na equipe titular. Aconteceu durante o Carioca e o plano, com o início do Brasileirão e da Libertadores, permanece. Mas alguns jogadores não estão fazendo parte desse modelo.
Contra o Central Córdoba, Wesley, Erick Pulgar e Gerson iniciaram o jogo entre os reservas. Com o placar em 2 a 0 para o rival, o trio foi acionado, mas não evitou a derrota. Após a partida, Filipe Luís foi questionado sobre as escolhas e reforçou a ideia de que irá precisar rodar o elenco.
Rodízio de atletas
“Eu tomo as decisões, quando perde é claro que eu vou ser cobrado. É normal. Isso também me faz crescer. Quando vence, tudo parece muito bonito nas escolhas que a gente faz. Quando perde, vêm as perguntas. Nenhum jogador vai conseguir estar em todos os jogos da temporada. Posso garantir para vocês. A exaustão chega em algum momento. Tem que pensar na saúde deles”, afirmou “Eu tomo as decisões, quando perde é claro que eu vou ser cobrado. É normal. Isso também me faz crescer. Quando vence, tudo parece muito bonito nas escolhas que a gente faz. Quando perde, vêm as perguntas. Nenhum jogador vai conseguir estar em todos os jogos da temporada. Posso garantir para vocês. A exaustão chega em algum momento. Tem que pensar na saúde deles”, afirmou Filipe Luís após a derrota no Maracanã, na quarta (9)., na quarta (9).
Depois da pausa para a Data Fifa, são quatro jogos e quatro escalações diferentes, com 18 jogadores como titulares. Somados aos que entraram durante as partidas, são 23 jogadores utilizados em quatro jogos.

Os únicos que atuaram nas quatro partidas pelo Brasileirão (Internacional e Vitória) e Libertadores (Tachira e Central Córdoba) foram o goleiro Rossi e os zagueiros Léo Ortiz e Léo Pereira. Ou seja, a dupla de zaga não tem sido modificada. Muito por conta também da ausência de Danilo. Segundo a Itatiaia.
Experiente voltando a falta confiança na base
Apenas Léo Pereira foi substituído uma vez nestes jogos – e já nos acréscimos. Filipe Luís escalou Léo Ortiz e Léo Pereira nos últimos nove jogos do Flamengo. A última vez que o Rubro-Negro entrou sem a dupla como titular foi no dia 15 de fevereiro.
O experiente defensor está em recuperação de lesão muscular e vive a expectativa de voltar aos jogos do Flamengo neste domingo (13), contra o Grêmio. Os jovens Cleiton e João Victor, que ganharam alguns minutos em campo nesta sequência, ainda não estão com grau de confiança alto.