Fortaleza se destaca para abertura da Copa do Mundo Feminina de 2027
- 16/05/2025
Executiva da Fifa destaca o potencial da cidade
A Arena Castelão recebeu, nesta quinta-feira (15), uma nova visita da Fifa em preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027. A comitiva, composta por 25 representantes, avaliou as estruturas da maior praça esportiva de Fortaleza. A capital cearense é uma das oito cidades-sede confirmadas e pleiteia o jogo de abertura do torneio. A inspeção reforçou o interesse em utilizar toda a estrutura já existente no estado.
Valesca Araújo, brasileira e executiva de competições da Fifa, exaltou a importância da parceria local. “Acho que Fortaleza e o Nordeste merecem”, afirmou. Para ela, o clima, a mobilização do governo e a infraestrutura colocam a capital em posição privilegiada. “Não é trazer um evento que simplesmente passa, mas que deixa um legado”, completou Valesca, destacando a importância de um planejamento de impacto duradouro.
A executiva ressaltou os critérios fundamentais para sediar a abertura do Mundial: capacidade do estádio, centro de mídia, rede hoteleira e mobilidade urbana. “A cidade precisa estar capacitada”, disse. O jogo de estreia é, segundo ela, o segundo mais importante do torneio, atraindo mídia mundial e chefes de estado. A estrutura da Arena Castelão será fator determinante no processo de escolha.

PV será centro de treinamento em 2027
Além da Arena, o Estádio Presidente Vargas também será peça-chave no evento. “Estamos revitalizando todo ele para que seja esse ponto de apoio”, explicou Anderson Pinheiro, secretário de esportes de Fortaleza. O PV já serviu à Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 2016 e será adaptado com novas tecnologias. A cidade busca reunir todas as exigências da Fifa com mínima necessidade de novas obras.
A inspeção também passou pelos centros de treinamento dos clubes locais. Valesca confirmou que “esses espaços já estão em avaliação mais detalhada”. Locais como a Unifor e o próprio PV foram visitados. Ela também destacou que outras cidades cearenses podem receber delegações. O principal critério é ter um aeroporto a uma hora, e hotel e campo a 20 minutos de distância com escolta policial.
O secretário de Esportes do Ceará, Rogério Pinheiro, reafirmou o esforço para sediar a abertura. “Estamos alinhados com a Fifa e vamos fazer os ajustes necessários”, disse. O objetivo é usar ao máximo a infraestrutura já existente, minimizando o impacto financeiro. Toda a área no entorno do Castelão está sendo preparada para atender às exigências da Fifa, com atenção especial à mobilidade e segurança.
Fortaleza entre as oito cidades-sede confirmadas
Além da capital cearense, outras sete cidades brasileiras vão receber partidas do Mundial: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre. Será a primeira vez que a Copa do Mundo Feminina será realizada na América do Sul. Fortaleza busca, com planejamento e comprometimento, marcar sua presença não apenas como sede, mas como palco da estreia do torneio.