Metrô do Recife: Linha Centro funciona com apenas um dos ramais pelo 6º dia seguido; não há previsão de retorno
18/12/2024
Incêndio na rede de energia no ramal Camaragibe na quinta (12) e rompimento de cabo da rede aérea que afetou o ramal Jaboatão na segunda (16) causaram funcionamento parcial. Fila de passageiros na Estação Joana Bezerra, no Centro do Recife
Reprodução/TV Globo
Passageiros da Linha Centro do Metrô do Recife continuam enfrentando dificuldades para chegar aos compromissos no 6º dia de operação parcial da linha, com apenas um dos dois ramais funcionando desde sexta-feira (13). Não há previsão para a retomada do funcionamento total da linha, que transporta cerca de 120 mil passageiros diariamente, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Os transtornos começaram após um incêndio na rede de energia próximo à Estação Rodoviária e um rompimento de cabos da rede aérea que fornecem energia para os trens circularem, ocorrido perto do pátio de manutenção em Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Sem metrô, as únicas opções para os passageiros de Jaboatão dos Guararapes são as linhas especiais de ônibus: uma para Joana Bezerra, no Centro do Recife, e outra para o Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste da capital pernambucana (veja vídeo abaixo).
Linha Centro tem apenas um dos ramais em funcionamento pelo 5º dia seguido
Entrevistado ao vivo no Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (18), um passageiro que se identificou apenas como Eduardo contou que o reforço de ônibus ajuda, mas esse meio de transporte tem um trajeto que leva o dobro de tempo do metrô. "Acrescenta bastante, tenho que acordar ainda mais cedo. Prejudica muito", disse.
Outra passageira, que preferiu não se identificar, também reclamou do tempo que leva para chegar ao trabalho, em Olinda, no Grande Recife.
"É ruim com ele [metrô], mas pior sem ele. Estou levando cinco horas para chegar em casa e pagando quatro passagens", afirmou.
🚆Entenda a cronologia do problema:
Quinta-feira (12): A Linha Centro parou de funcionar durante a tarde por causa da pane na rede aérea do sistema;
Sexta-feira (13): O ramal Jaboatão voltou à atividade enquanto o ramal Camaragibe permaneceu em reparo;
Segunda-feira (16): O ramal Camaragibe voltou a funcionar, mas o ramal Jaboatão foi fechado novamente por conta do rompimento dos cabos da rede área em outro ponto do sistema.
Segundo a CBTU, o pátio de manutenção, que fica em Cavaleiro, precisou ser interditado por conta dos fios rompidos. A companhia chegou a afirmar que o reparo estava em fase final, mas um novo problema foi identificado, e os técnicos continuam trabalhando no local, sem nova previsão de retomada do funcionamento do ramal Jaboatão.
Os dois ramais da Linha Centro transportam pessoas das cidades de Jaboatão e Camaragibe até a Estação Central do Recife, no bairro de São José, no Centro da capital pernambucana, de acordo com a CBTU.
Problemas recorrentes
Os problemas no Metrô do Recife são frequentes e interferem na operação das linhas. Confira, abaixo, alguns casos mais recentes:
20 de junho de 2024: uma queda de energia provocou uma explosão num transformador e deixou os dois ramais da Linha Centro sem operação por 24 horas;
18 de junho de 2024: a Linha Sul ficou um dia sem funcionar por causa de um problema elétrico na rede aérea;
10 de junho de 2024: todas as estações da Linha Centro amanheceram fechadas por causa de um problema na rede elétrica;
14 de abril de 2024: a Linha Sul parou de funcionar por um dia após um trem quebrar e causar um problema na rede elétrica do sistema;
11 de março de 2024: todas as estações da Linha Sul do Metrô do Recife amanheceram fechadas por causa de um problema na rede de energia;
25 de dezembro de 2023: a Linha Sul não operou por dois dias seguidos, pois um problema na rede elétrica fez com que os trens precisassem de reparos;
26 de novembro de 2023: passageiros precisaram descer no meio dos trilhos, próximo da Estação Prazeres, por conta de outro problema na rede de energia;
2 de agosto de 2023: metroviários iniciaram uma greve reivindicando, entre outros pontos, a reestruturação do Metrô do Recife. A operação foi impactada por 25 dias;
20 de junho de 2023: fios da rede elétrica se romperam e pegaram fogo, suspendendo toda a operação da Linha Centro por um dia.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
p