Renata Ruel vê toque imprudente de Camilo em Luciano no duelo entre São Paulo e Grêmio
- 18/05/2025
Detalhou o lance que gerou debate
O Grêmio continua em má fase na temporada. Pela nona rodada do Brasileirão Betano, o Tricolor Gaúcho, em confronto com polêmica envolvendo o juiz Rodrigo José Pereira de Lima e o VAR, foi derrotado. Mandante, o São Paulo triunfou por 2 a 1.
Renata Ruel, dos canais ESPN, falou sobre o lance de pênalti assinalado a favor do Soberano. De acordo com a comentarista de arbitragem, Camilo toca, de forma imprudente, o jogador dos paulistas. Contudo, a analista avaliou que é discutível se o atleta gremista teve força suficiente para derrubar o rival.
“Para mim tem o toque imprudente. A gente pode discutir se era suficiente para derrubar o Luciano, mas para mim era um toque imprudente. Se é toque, é falta. Se é dentro da área, é pênalti. O árbitro vai, revê a jogada e mantém a decisão da penalidade“, disse.
Ruel fala sobre o protocolo do lance
Antes da penalidade máxima, uma possível falta sofrida por Jemerson é reclamada pelo Grêmio. A respeito do lance, Renata Ruel afirmou a a marcação do penal não teve origem na suposta infração de Arboleda em cima do zagueiro do Imortal e detalhou o protocolo do árbitro de vídeo.
“Essa possível falta pode até ter ocorrido, para mim houve, e o árbitro deixou passar o lance. Mas não é o protocolo do VAR chamar o árbitro para revisar esse tipo de lance. O pênalti não tem a origem com essa falta. O São Paulo não ganha a posse de bola com essa falta e depois tem o pênalti. O VAR não tem que entrar nesse tipo de lance, pelo protocolo“, declarou Renata Ruel, complementando:

“Porém, a CBF tem orientado os árbitros que, se acontecer um acidente antes de um pênalti ou um gol e o árbitro não viu, ele pode ir até o VAR rever o lance. Para mim, é pura perda de tempo. Se o VAR entendeu que não tinha que ser pênalti, é outro assunto, mas para aquela falta, não era lance de revisão“, concluiu.
Próximo compromisso do Imortal
Na terça-feira (20), pela Copa Betano do Brasil, o Grêmio medirá forças frente ao CSA, às 21h30 (de Brasília), na Arena. O Imortal, por conta do marcador desfavorável no primeiro embate, será escalado, de olho na classificação, com força máxima.