Morre Gilberto Sobral, superintendente do Iphan em Pernambuco, aos 57 anos
19/12/2024
Secretário titular e executivo de Patrimônio e Cultura de Olinda em 2017, 2018 e 2022, ele estava internado em hospital no Recife na manhã desta quinta-feira (19). Superintendente do Iphan em Pernambuco, Gilberto Sobral morre aos 57 anos
Morreu, aos 57 anos, Gilberto Sobral, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco (veja vídeo acima). A morte aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) em um hospital particular no Recife, onde ele estava internado desde sábado (14) para um atendimento de urgência.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Giba, como era conhecido, era casado com o jornalista Álvaro Lopes. O velório de Gilberto Sobral acontece a partir das 14h30 desta quinta-feira (19) no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife.
Gilberto Sobral era superintendente do Iphan em Pernambuco
Reprodução/TV Globo
Gilberto Sobral foi secretário titular e executivo de Patrimônio e Cultura de Olinda nos anos de 2017, 2018 e 2022, coordenando a realização de dois carnavais na cidade.
Ele foi responsável pela reabertura do Clube Atlântico de Olinda e pela entrega do Teatro do Bonsucesso, além de ter dado início às obras de restauro das Bicas de Olinda e da Igreja do Bonfim.
Luto
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD) lamentou a morte do ex-secretário, disse que Giba "teve grande destaque na cultura pernambucana" e pediu "que Deus conforte toda a família e os amigos neste momento tão difícil".
O prefeito também decretou luto oficial por três dias em Olinda.
Por meio de nota, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura do Recife lamentaram o falecimento "precoce do colega de tantos e tão bons combates Gilberto Sobral, homem público de larga experiência, que dedicou a vida inteira à cultura e à construção coletiva e democrática de políticas culturais".
A nota lembra, também, que Gilberto chegou a compor a equipe da Secretaria de Cultura do Recife na atual gestão, "tendo dado grande contribuição na reestruturação do Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, instância fundamental de prospecção, formulação e pactuação dos novos caminhos culturais que o Recife haverá de seguir abrindo, mirando-se sempre no legado de dedicação e disposição para o diálogo que profissionais como ele inspiram".
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias